Quando falamos de depressão,   normalmente nos vem a cabeça uma série de remédios controlados que podem a longo prazo causar mal a saúd...

♥ Leitura é um remédio contra depressão ♥

18:31 by Angel 3 Comments

leitura

Quando falamos de depressão,  normalmente nos vem a cabeça uma série de remédios controlados que podem a longo prazo causar mal a saúde e até mesmo piorar o quadro clínico de depressão algumas pessoas.

Um bom tratamento para a depressão deve em primeiro lugar ser multidisciplinar e deve quase que obrigatoriamente ter um psicólogo avaliando o quadro para tratar as reais causas da sua depressão.
Muita das vezes, esses remédios são prescritos e tem uma duração praticamente indeterminada, já que a(o) paciente tende sempre a permanecer em um melhor estado com o uso da medicação do que sem.
Contudo meninas, mesmo sendo um assunto ligeiramente polêmico e que pode causar um estigma nas pessoas que tomam medicação e sofrem de depressão, existem formas 100% naturais de cuidar desse problema.
Nesse post, vamos abordar um “remédio contra depressão” diferente e que só tende a trazer benefícios para a sua vida.

Conhecendo a Biblioterapia – a leitura como remédio contra depressão

Um estudo feito em 2004 e publicado na “Psychological Medicine” ( em português algo como medicina psicológica ), teve como objetivo observar a eficácia de diversos métodos utilizados para curar a depressão.
Dentro desses métodos, estavam o uso dos antidepressivos ( como fluoxetina que tem vários efeitos colaterais) e curiosamente a leitura de livros de auto ajuda.
Para o espanto e a surpresa de muitas pessoas, a leitura de livros de auto ajuda conseguiu conquistar resultados tão bons quanto os antidepressivos, e em alguns casos até melhores que um curto tratamento com medicamentos se provando um verdadeiro remédio contra  depressão.
Uma das razões desse resultado é que a leitura basicamente tende a levar o leitor para uma nova realidade, trazendo um pouco a mudança de perspectiva que podem levar a mudança de comportamento, que é fundamental para a cura da depressão.
Além da mudança de perspectiva, a leitura é um exercício mental fundamental que causa a ativação de diversas áreas cognitivas. A memória, a imaginação, o raciocínio e até mesmo as emoções são estimuladas, o que faz da leitura um excelente “exercício neurológico”.
Além desses benefícios, a leitura ainda consegue aliviar os stress e os sintomas de ansiedade além de treinar o cérebro para ter mais concentração e desenvoltura para a organização de ideias. Todos esses benefícios fazem realmente a leitura um remédio contra depressão.

ler
fonte:google

Entendendo o famigerado gênero de livros de auto ajuda

Os livros de auto ajuda tendem a ser mau vistos e criticados por boa parte das pessoas.
Na verdade, nesse caso a escolha do autor é uma parte fundamental desse processo. Mas além do autor, deve-se também observar que não só o conteúdo do que se estar lendo é importante, como o próprio ato da leitura é um remédio contra depressão.
Ler a respeito do seu problema certamente vai abrir a sua visão para caminhos inexplorados e vai trazer um entendimento muito maior de toda a questão.
Além disso a sensação de “solidão” muito comum quando se está num quadro depressivo tende a diminuir quando se lê a respeito de uma situação próxima ou direcionada para solucionar o seu caso.

Dica de um autor e outras considerações

Meninas, a dica de um autor que realmente do assunto e tende a escrever a respeito de auto ajuda é o Augusto Cury. O autor é doutor em psicanálise e tem ótimos livros.
E deve-se também entender que por mais que a leitura seja um remédio contra depressão, é importante também atentarmos para várias outras “armas” nesse combate.
Meninas, uma alimentação saudável aliada com exercícios físicos fazem milagres e também são excelentes remédios contra depressão.
Observando de maneira mais generalizada, a depressão pode estar relacionada a vários fatores e inclusive uma profunda dor ou questão mal resolvida ligada a sua autoestima, que provavelmente representa uma área da sua vida negligenciada e que precisa rapidamente de uma mudança.
E meninas, essa mudança mais do que urgente é um processo que deve ser respeitado e abraçado para realmente poder se obter a tão sonhada cura.

depressão e leitura
Fonte:google

Bom, pessoal, por hoje é só! Espero ter ajudado e até a próxima ;)  ♥

Colaboração: Elizabeth Johnson ,Colunista no Portal G1 


3 comentários:

  1. adoro ler , mais correr no meu caso e
    melhor, deixa eu mais pé no chão.
    Eu gosto muito de ler a bíblia parece meio clichê
    mais o me refrigera!

    ResponderExcluir
  2. Concordo contigo, é mais um aliado para combater a depressão, um aliado poderoso

    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderExcluir
  3. depressão é coisa grave.
    eu tive junto com a sindrome do panico nas 3 vezes que eu fiquei doente.
    Só deus sabe o que é isso. é dificil vencer...
    parabéns pelo post.
    www.meninadesencanada.blogspot.com

    ResponderExcluir